Dieta e Cia

 

Aprendendo a comer salada

Não adianta ignorar esse tema, temos que afrontá-lo. Mulheres de 40 ou mais tem que comer saladas!

E por comer saladas, não estamos falando em 2 rodelas de tomate e uma folha de alface com molhinho, não. Estamos falendo em uma saladeira inteirinha só para você! E cheia de folhas verdes.

Eu sei, comer é fácil, mas e lavar toda aquela salada?

Temos que admitir que não existem outras alternativas e dar o braço a torcer.
Pelo menos duas vezes por semana, temos que comprar uma alface imensa, e também outros colegas dela, como a rúcula, a chicória, a couve, o repolho, o espinafre, o agião, a acelga etc
E no mesmo dia,  lavamos tudo e deixamos dentro de potes de plástico ou dentro de saquinhos, para serem usados facilmente, porque isso, queridas, será a base da sua alimentação.

Você não gosta de salada? Não é relevante, porque você a comerá mesmo assim, tudinho e todo o santo dia.
Era um martírio quando comecei a lavação de folhas verdes de salada, agora faço tudo rápido e automático, nem penso mais, ficou indolor.
A melhor salada é aquela em que colocamos tudo aquilo que temos que comer porque faz bem e vlupt! Em uma única refeição, estamos alimentando nossas peles, limpando nossos corpos das toxinas, confrontando os odiosos radicais livres, dando um up nos nossos intestinos e assim aumentando nosso metabolismo. 
Resultado, uma pele mais volumosa e esticadinha, uma barriguinha menor, cabelos bonitos e um acordar cheio de energia pela manhã.

O que colocar nas nossas saladeiras.

1) Primeiro colocamos ali os verdinhos básicos, alface, rúcula, couve, chicória, escarola, agrião, espinafre, ou seja, as folhas que sejam disponíveis da época, melhor que sejam de vários tipos.
2) Coisas "arredondadas", como gosto de chamar os tomates, os pimentões de várias cores, o pepino, os rabanetes, as cenouras etc
3) Adicionamos coisinhas divertidas, como sementes (amêndoas cruas, linhaça, nozes, coco ralado, sementes de girassol descascadas) e algumas passas de uva (não excedam a 8, porque são muito calóricas), enfim, o que sua dispensa dispõe.
Essa é uma salada básica.

Tempere a gosto, com limão ou vinagre (minha veia gourmet me faz amar o aceto balsamico di Modena), pouco sal e 1 colher de azeite extravirgem de oliva. Nunca use óleos tipo de milho, soja, girassol, canola, porque são muito nocivos.

Se estamos substituindo uma refeição com a salada e mais nada, podemos colocar pedacinhos de pão integral, um ovo cozido e um pouco de queijo magro. Está super na moda variar as frutas na salada, como manga, laranja, pêssego, uvas, e o que sua criatividade gostar (sem exageros porque são calóricas), fica uma delícia.

A salada é importantíssima, nos emagrece, nos dá saúde, melhora nossa pele e nosso corpo.

A saladona diária nos sacia, duvido alguém conseguir comer mais alguma coisa, depois dela. Faça a experiência.
A cada dia, mais mulheres de bom gosto, substituem comidas gordurosas e pesadas por saladas coloridas, pois ela dá um toque de classe em jantares refinados. A salada, além de ser saudável, é chiquérrima!

Informações que vão fazer você aderir rapidinho a essa idéia: Confira o que disse um especialista no assunto, Karin Honorato, nutricionista, ao site http://www.not1.xpg.com.br


“O ácido fólico é uma vitamina que é boa tanto para o sistema nervoso central, quanto para a formação do tubo neural do bebê e para prevenir alguns tipos de anemia. O cálcio ajuda tanto na saúde óssea quanto na saúde dos dentes e no bom funcionamento do sistema nervoso”

Incluir verduras e folhas verdes nas refeições diárias é alimentar-se corretamente e prevenir doenças no futuro. Cada verdura em si tem suas qualidades específicas para o nosso organismo, veja alguns exemplos:
1- Alface tem uma substância chamada lactucina, um sedativo natural, que acalma e dá sono.
2- As folhas roxas possuem mais substâncias anti-inflamatórias.
3- Quanto mais escuras as folhas, maior a quantidade de vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico e renovam as células.
4- O espinafre tem neoxantina, que ajuda na prevenção do câncer de pulmão, e também vitamina K.
5- A couve é rica em potássio e ferro, fundamental no combate a anemia.
6- O repolho, é indicado na prevenção do câncer de mama e de próstata. O repolho tem glutamina, ótimo cicatrizante. Por isso, quem sofre de úlcera deve consumir a verdura todos os dias.
7- O agrião auxilia no controle das doenças respiratórias por causa da ação bronco dilatadora e expectorante. o agrião é ricos em iodo ajuda a estimular e dar força para a glândula tireóide, essa glândula é responsável pelo metabolismo e até ajuda no emagrecimento.
8- A rúcula, assim como o almeirão, também são excelente fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino.

Então, mãos a obra, divas maravilhosas de 40, vamos comer salada!

-------------------------------------

Veja dicas de como organizar sua cozinha e ser mais saudável

Por Chris Bueno
Fonte: UOL Click


Bate aquela fome no meio do dia, você abre a geladeira e logo vê um festival de seduções: refrigerante, pedaço de bolo, resto da torta do almoço... Aí é fácil cair em tentação. Mas, e se ao invés disso, você desse de cara com uma fruta picadinha, um suco natural ou uma salada pronta? Pois é, organizar sua geladeira – e toda a sua cozinha – pode fazer uma grande diferença na saúde da sua dieta.

Pequenas atitudes, como mudar algumas coisas de lugar, planejar as compras e armazenar ingredientes em locais diferentes, podem render um bom resultado para quem quer ter uma alimentação mais saudável e, de quebra, perder alguns quilinhos.

Afinal, na hora de preparar um lanche para o trabalho, por exemplo, é mais fácil escolher bolachas, salgados e guloseimas que vêm em pacotinhos (fáceis de levar e armazenar) ao invés de uma fruta ou um lanche natural, que exigem mais trabalho (lavar, descascar, picar, empacotar, guardar na geladeira, etc). Mas é possível inverter essa situação.

"Se você tiver aqueles alimentos pouco saudáveis em casa, não significa que você deva comê-los de uma vez só. Guardá-los em lugares estratégicos pode ser a diferença entre abusar ou não. Isso porque as pessoas comem mais o que elas podem ver. Então, se você esconder salgadinhos, biscoitos, doces e outras guloseimas em locais difíceis de alcançar, eles não vão implorar para serem consumidos", ensina a nutricionista Thaís Navarro Caldeira Lemes, do portal Cidade Saudável.

A própria cor da cozinha pode contribuir para que a mesma seja mais ou menos saudável. Algumas pesquisas afirmam que existe uma relação entre as cores e a fome. "Sugere-se que cores fortes, como vermelho e amarelo, façam a pessoa sentir mais fome e comer mais rápido, enquanto cores mais frias e suaves, como o verde e o azul, promovam relaxamento e possam ajudar a se ingerir menos alimentos", explica a nutricionista Bruna di Chiara Passos.


    Thinkstock
    A geladeira pode ser um poço de tentação. Se você estiver com fome, vai comer o que estiver na frente
Geladeira sem tentações

A geladeira, como já foi dito, pode ser um poço de tentação. Se você estiver com fome, vai comer o que estiver na frente. E mesmo que não estiver, se ao abrir a geladeira vir aquela sobremesa irresistível, é muito provável que saia dali com um pedacinho.

Porém, se as comidas mais calóricas ficarem "escondidas", então o acesso fica mais difícil e, assim, será mais fácil resistir. "Colocá-las em lugares estratégicos e de complicado acesso faz com que não sejam lembradas e acabamos consumindo bem menos, até não sentir mais falta", aponta Passos.

Por isso, uma boa dica é guardar guloseimas em potes fechados, não transparentes (menos visíveis) e pequenos (para evitar abuso na hora do consumo). Além disso, recomenda-se mantê-los nas prateleiras mais baixas e também mais ao fundo. Assim, eles ficam mais longe dos olhos e das mãos, e fica mais fácil resistir.

O inverso também é verdadeiro: manter os alimentos saudáveis mais visíveis e mais próximos (ou seja, mantê-los à frente dos demais e armazenados em potes transparentes). "Sentimos mais vontade de comer o que estamos vendo, por isso manter frutas frescas na cozinha torna mais fácil aumentar seu consumo diário", afirma Passos.

Ele continua: "Além disso, na hora de abastecer as prateleiras, deixe os mantimentos que já estavam no armário posicionados à frente. Desta forma, o consumo dos produtos será feito conforme a data de validade mais recente".

Invista em semiprontos

Outra boa dica é deixar os alimentos mais saudáveis (frutas e verduras) semiprontos. Ou seja, guardar as frutas já lavadas, e se possível descascadas e picadas, em pequenos potes; ou, então, deixar prontas saladas de folhas ou de frutas, porções de pepino, beterraba e cenoura raladas, e até mesmo lanches naturais.

Assim, é só abrir a geladeira e o lanche já está pronto – tanto para consumir na hora da fome, quanto para levar para o trabalho. Você pode até gastar um tempinho preparando isso, mas a praticidade compensa depois. Sem falar que vai aumentar a saúde de seus pratos e diminuir suas calorias.

Conservação
Mas manter uma geladeira saudável exige cuidados especiais. O primeiro passo é proteger os alimentos, e guardá-los sempre lavados e em potes ou saquinhos. "Essa simples atitude evita que os resíduos sujem a geladeira, impedindo a propagação de odores e facilitando a refrigeração e conservação dos mesmos", aponta Lemes.

O local onde se coloca os alimentos também é importante: as frutas devem ficar na parte de baixo da geladeira, onde a temperatura não é tão fria. Produtos perecíveis e frescos precisam ser guardados nas prateleiras de cima, que têm maior temperatura. Bebidas e produtos embalados podem ser colocados na porta da geladeira, onde há mais variação de temperatura. Isso vai garantir que os alimentos durem mais tempo com mais qualidade.

O mesmo princípio pode ser utilizado no armário. Mantenha as guloseimas fora de vista e do alcance (nas prateleiras mais altas, e mais ao fundo), e coloque os alimentos mais saudáveis mais à frente, em lugares de fácil acesso.

Além disso, é interessante pensar no tamanho dos pratos e dar preferência para pratos e copos pequenos. "Isso porque, quanto maior for o prato, maior o preenchimento do mesmo. Assim, acaba-se perdendo a noção do quanto se está comendo. Mudando os pratos, automaticamente consomem-se menos calorias", diz Passos.

Na hora das compras
O mercado também pode ser uma fonte de tentações. São tantas delícias por toda parte que é difícil se controlar, e muitas vezes acaba-se comprando mais do que o necessário. As consequências do exagero é comida estragada, desperdício, gastos extras e até mesmo um maior consumo dos alimentos.

A dica é planejar as compras. Pense em um cardápio para a semana e nos ingredientes que precisará, calcule a quantidade e então faça a lista. "Dessa forma, os itens serão comprados em quantidades suficientes para serem consumidos rapidamente, sem encher a geladeira desnecessariamente", diz Lemes.

Além disso, na hora de fazer a lista, pense em ingredientes mais saudáveis para seu cardápio. Lemes dá vários exemplos: "troque a carne gorda por magra, carne de aves sem pele ou peixe; os cereais com açúcar pelos sem; a maionese por molho de iogurte magro feito em casa; refrigerantes por sucos naturais; bolos recheados por pão com fruta sem açúcar; e por aí vai".

E, é claro, passe longe das tentações. Se não resistir àquela barra de chocolate deliciosa, pelo menos não exagere: compre as menores (e em pouca quantidade), para não acabar devorando a grande de uma vez só.



Na hora de cozinhar, também é importante manter a organização. Ou seja, deixe os ingredientes mais saudáveis mais acessíveis e prontos (ou semiprontos) para o uso. Por exemplo, mantenha um pouco de suco de limão à mão e "esconda" o sal. Isso vai fazer você se lembrar de usar a fruta para temperar saladas, ao invés do sal (considerado o inimigo número um da hipertensão). Faça o mesmo com o açúcar: deixe o refinado no fundo do armário, e coloque o mascavo em evidência.

Outra dica interessante para aproveitar melhor os nutrientes das verduras é cozinhá-las com a panela tampada, com o mínimo de água possível e em menor tempo. Corte os alimentos em pedaços iguais para que cozinhe no mesmo período de tempo e, quando cozinhar e/ou refogar várias verduras, adicione primeiro as de cozimento lento (as mais duras) e por último as que cozinham mais rápido (as mais moles).

Essas pequenas atitudes são mais fáceis do que se pensa e têm um ótimo resultado para se conseguir uma alimentação mais saudável e menos calórica. "Isso só favorece nossa saúde, diminuindo a pressão arterial e o colesterol, melhorando a imunidade, entre outros benefícios", enfatiza Passos.

Nenhum comentário: